Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





arroz doce à minha maneira

por Tina, em 20.11.09

 

 

 

 

arroz doce para o dia de Natal

 

 

 

 

 

 

 

1, 5 litro de leite

250 g de açúcar

1 pau de canela

1 fava de baunilha

1 casca de limão

1 colher de sopa de manteiga

1 pedrinhas de sal (muito poucas)

8 gemas

água q. b.

200 g de arroz carolino

canela em pó

 

Leva-se ao lume a ferver, num tacho, o leite, com a casca de limão, o pau de canela, a manteiga, a fava de baunilha e as pedrinhas de sal.

À parte, noutro tacho, temos água a ferver, com um pouquinho de sal, onde se junta o arroz que deve cozer durante alguns minutos.

Quando cozido, escorre-se da água.

Entretanto, acrescenta-se ao leite (com os outros ingredientes) o arroz cozido.

(Reservar um pouco de leite quente num recipiente).

Mexe-se para misturar bem o arroz no leite e leva-se ao lume de novo.

Agora , junta-se o açúcar e deixa-se ferver uns minutos, apenas.

Tem-se as gemas batidas numa gemada.

Vamos juntando à gemada, com cuidado e sempre a mexer com  colher, o leite que se reservou.

Por fim, junta-se este preparado ao restante que se encontra no tacho.

Leva-se a cozer uns segundos apenas.

Verte-se numa travessa, mas antes retira-se o pau de canela, a casca de limão e a fava de baunilha.

Polvilha-se de canela.

 

Normalmente eu costumo fazer arroz doce com ovos, assim como aletria, mas sei que algumas pessoas  não utilizam ovos.

Por isso, digo, no título, à minha maneira.

 

 

 

 

 

(Tina)

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

Sem imagem de perfil

De d'ALICE a 22.11.2009 às 17:27

Nao minha querida; este é muito forte para mim.No lugar dos ovos ponho natas, nao muito gordas e caramelo.BJS.
Imagem de perfil

De Tina a 22.11.2009 às 19:24

Oi ALice
Não conço essa receita, mas deve ficar boa tb.....Aliás tudo o que é doce é bom, né?
Hás-de mandar-me essa receita, valeu?
Depois quando souberes por mim o meu endereço e-mail.
Obg pela tua visita q adorei!
Beijocas doces....!
Sem imagem de perfil

De ALICE a 29.11.2009 às 17:39

Cest simple comme un bonjour! Cozes o arroz so com a metade do açucar, com a outra metade fazes o caramelo, quando este estiver ao teu gosto,eu nao gosto dele muito escuro, juntas-lhe uma noz de manteiga (((ESTE é O SEGREDO PARA ELE LIQUIDIFIAR))) em seguida as natas magras. Deitas o caramelo junto com as natas na panela e apagas o lume, durante cinco minutos; antes de tirares para o prato e é tudo.,O que eu faço é sempre muito simples, mas nao posso fazer blog, porque é tudo à minha maneira.BJS.
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 18:11

Obrigada Alice..já imprimi o teu comentárioe vou arquivar juntos de minhas receitas..Obrigada grande.
Beijinhos
Tina
Sem imagem de perfil

De Mena a 24.11.2009 às 21:21

Já cheira a Natal... eheheh

Este teu arroz e todas as outras receitas que antecedem são mesmo para crescer água na boca ....

Beijos
Mena
Imagem de perfil

De Tina a 24.11.2009 às 22:48

Também já comi um arroz-doce em tua casa óptimo.
Estava muito bom...adoo arroz-doce e um dia destes vou experimentar fazê-lo com leite condensado.....depois trao-o aqui!
beijinhos para ti e Rui, Meninha
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 25.11.2009 às 13:55

eu sou um desmancha prazeres....e os diabetes???
Sem imagem de perfil

De d'ALICE a 25.11.2009 às 17:43

Rui é Natal; os diabetes tambem vao comer, nao esteja triste. BOM-NATAL para si
Imagem de perfil

De Tina a 25.11.2009 às 18:43

Olá Alice...Isso mesmo...!.
As diabetes...aqueles diabretes que o Ventor tb diz que parece ter...mas que não tem a certeza, pois não faz exames (pois é um teimosão das dúzias!)....esses dabretes...olha eu tb não sei se os tenho, não!
Mas nem quero saber....já tenho tanta coisa...só faltava essa agora na minha vida....
Mas, no Natal temos que esqucer um pouco!
Beijocas, Alcie..gostei de te ver e de te meteres com o nosso amigo Rui...Zinho!
Tina
Imagem de perfil

De Tina a 25.11.2009 às 18:39

Oi Rui...Zinho!
Que bom que não se esquece de me vir vistar neste meu cantinho...Não se esqueça de fechar a minha cotonete (rádio) e ouvir as dos posts....Escolho sempre bonitas e esta é do nosso tempo! Ora ouça lá...´Linda não é?
Obg pela sua visita e uma vez no ano ( no Natal) temos que esquecer as doenças....senão morremos desconsolados....Tinha uma pessoa de família que dizia" Mais vale morrer consolado do que desonsolado"....e entãp, toca a comer tudo....Bem, não quero dizer-lhe para fazer isso...FOGO!
Não vá dar-lhe o "badagaio"" eehehhehe...E eu não quero perder meus amigos do coração!
Sabe que quem tá a meter-se consigo e que se chama Alice, é a prima do nosso amigo Ventor, e vive em França...... lembra-se de conversar com ela há tempos no blog do nosso amigo?)
Pode responder se quiser aui...ela vai ficar contente, pois os amigos do primo, amigos dela são...não é Alice? (um beijo para ti, amiga!)
Beijocas....!
Tina
Sem imagem de perfil

De d'ALICE a 27.11.2009 às 15:21

Sim! Até que ainda nao me esqueceu que o Rui prometeu-me que me ensinava a dançar a MARRABENTA. SEndo com respeito e amor pelo proximo creio, creio que nao so pudemos , mas devemos comenicar uns com os outos, por vezes uma palavra pode salvar uma vida; e a comenicaçao hoje em dia é de cada vez mais rara.Na minha terra tambem se diz MORRA O GATO MORRA FARTO. BJS
Imagem de perfil

De Tina a 27.11.2009 às 15:46

Olá Alcie
Tás boa?
E os preparativos para o Natal, como decorrem?
Ontem estive a falara com o Ventor e Gi ao teefone...
Falei em ti..ele contou-me tb que era prima.
bem, agora vou sair a ver da minha mãe..log mais estarei por aqui. acho
Beijinhos e um Inté breve minha amiga
Tina
Imagem de perfil

De Tina a 27.11.2009 às 15:44

Então Rui?!
Vá lá tem que responder à Alice, prima do nosso amigo Ventor..Não posso dizer o nome dele...mas sabe quem é!
E a Marrabenta?
O ALex tb dança bem...um dia ainda vamos ançar todos juntos...valeu, Alice?
Bjs

Comentar post