Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Os meus Sonhos de Natal......

por Tina, em 06.12.09

 

 

....doces sonhos....fofinhos... 

 

 

 

 

1 chávena medida de água

a mesma chávena de farinha (sem fermento)

umas pedrinhas de sal

1 colher de sopa de manteiga

1 casca de limão

8 ovos inteiros

óleo q b. para fritar

mistura de açúcar com canela para polvilhar.  

 

 

 

 

Leva-se ao lume, num tacho, até ferver, a água, com as pedrinhas de sal, a casca de limão e a manteiga.

Quando estiver a ferver em cachão, junta-se, duma só vez a farinha e, com colher, mexer, até a farinha se misturar completamente na água e formar uma massa homogénea, bem cozida sem bocados, à vista, de farinha.

Amassa-se um pouco a massa, deixa-se arrefecer um pouco e reserva-se.

(Nota: Esta massa é igual à massa dos rissóis, apenas não leva de seguida, os ovos). 

  

 

De seguida, vão-se acrescentando os ovos um a um e amassando com as mãos de maneira a que os ovos fiquem completamente integrados na massa,

Se não se conseguir, pode utilizar-se a varinha.

Quando se acabar por juntar todos os ovos, a massa já pode ser batida com colher e esta deve apresentar a consistência dum creme espesso.

Com a ajuda de uma colher, vai-se fritando numa caçarola, em óleo quente,  colheradas da massa.

Ter em atenção, que estes sonhos crescem, por conseguinte, não devemos fritar muitos de cada vez.

Reservar algum espaço na caçarola para que isso aconteça.

À medida que estejam prontos, deixar escorrer em papel absorvente e por fim passá-los pela mistura de açúcar e canela.

Colocar os "SONHOS DE NATAL" num recipiente ao gosto.

Polvilhar com um pouco da mistura que sobrou de açúcar e canela.

Há quem os sirva com uma calda açucarada em vez da mistura de açúcar e canela, mas eu prefiro assim.

 

(Tina)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


30 comentários

Sem imagem de perfil

De ALICE a 06.12.2009 às 17:53

Olà Tina!
Estao lindos, mas nao sabia que se podiam fazer desta maneira, vou experimentar a tua receita,pois como se diz no Minho((NAO Hà BAPTIZADO SEM AMENDOAS, NEM CASAMENTO SEM SONHOS)) para mim é o Natal; tem que haver sonhos, rabanadas e arroz doce.BJS.
Imagem de perfil

De Tina a 06.12.2009 às 18:18

Oi Alice
Acabei de chegar a casa há bocado...saí com meus pais a Espinho a almoçar de a dar uma voltinmha. Meu marido quer dizer-te umas palavrinhas em Francês.
Aqui vão:

Nous n´avons pas besoin de rester au ciel.....
La Terre c´est le mieux place ou ne pouvons rester pour: Manger, jouer, faire d´Amour et ....Vivre!
Nous avons l´espoir de te voir et rester pendant quelques instants avec ta famille et notre ami (votre couisn, qui pour moi il n´est pas bonne personne.. :-) ), car avec lui nous pouvons faire et passer des beaux moments .
Tu doit voir les ptotos quei nous avons obtenues aujourd´hui à Espinho. Le temps ètait mauvais mais nous aimons garder toujours les beaux instants de nos promenades.
Um Xi-Coração Grande dos teus amigos
Alex e Tina

Alice
Agora sou eu a Tina.
Pois ontem fiz estes sonhos para levar ao hospital alguns a minha sogra....Faço-lhe sempre um miminho...um leitinho-creme, uma fatia de bolo, qualquer coisa de que goste. Como te tinha dito que iria fazer sonhos, ontem lembrei-me e fia tb para ela. Então adorou quando me viu lá chegar com a caixinha com eles...comeu logo alguns...Tadinha!
Ela gosta muito de mim! E meu sogro tb gostava (já faleceu er ainda novo)
Mas...como é que tu fazes?
Vou confessar-te...eles costuma ficar com melhor as+ecto, mas não reparei q a frainha tinha fermento...e não deve ter. Acontece que crescemmuito e depois acabm por encolher. Sem fermento conservam-se mais redondinhos, entendes?
No entanto, o paladar é igual.
Agora espero que me digas a tua receita, valeu?
Queria tb dizwer-te que onde está escrito a vermelho " SONHOS DE NATAL", tu podes clicar e aparece um slideshow com todas a sequência das fotos (sua feitura, digo). Viste, Alice?
Beijinhos para ti e fica com Deus.
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 06.12.2009 às 22:41

Bonsoir Alexandre!
Cest vrai, ici-bas on sais comment ça se passe, de l'autre coté, personne n'ai jamais venue pour le dire
et le mieux cest que, personne est pressée d'aller voir.
le plaisir est partager, a propos de notre rencontre, ainsi qu"avec le cousin. Je supose que tu t'est trompé en disant((pour moi il n'est pas bonne personne)) ce cest ce que tu penses je le réspécte. Promis je regarderai les photos avec plaisir e je te remercie pour ces mots si sages. Je te fais un grand XI aussi.

Pour toi jeune demoiselle!
Aqui vai a minha receita!
Ingredientes: 25cl de àgua
50g de manteiga
3 ovos
125g de farinha
Proceder da mesma maneira que a tua com a farinha ha àgua e tudo mais, menos incorpurar os ovos com a batedeira. Eu faço à mao.
Deixar repousar, 20 a 30 minutos, fazer as bolinhas e fritar.A minha massa fica presinha.
Depois faço um caramelo e rego por cima.Podem ser servidos com chantillie, ou gelado de chocolate ou baunilha. BONNE APéTIT.BISOUS à TOI AUSSI.
Imagem de perfil

De Tina a 06.12.2009 às 22:56

Olá Alice
Meu marido está já adormir...mas amanhã ele vai ler teu comentário, valeu?
Ele ao referir-se ao teu primo estava a brincar quando disse que não era boa pessoa....Ele gosta de brincar...Aliás ele gosta muito dele...sabias? São óptimos amigos, acredita. Não penses mal ...sério! Foi tudo a brincar.
Quanto à receita, agradeço...vou guardá-la
entretanto eu não uso batedeira, ALice, uso, sim a varinha trituradora, para incorporar melhor de desfazer tudo .
Mas, antigamente não havia este instrumento (quano aprendi) e fazia tb com as mãos...Agora, olha, temos mais coisas para simplificar o trabalho e uso isso.
De qq modo um grande beijinho de obrigada.
Fica com Deus e tem um sono bom, valeu?
Tina
Imagem de perfil

De Tina a 07.12.2009 às 20:35

Alice
Je suis Alex
Ton cousin c´est pour moi un grand ami presque um frère. Nous avons passer deux ans dans la guerre à Mozambique. Qu´est-ce-que peux je dire plus sur notre amitiée. Nous sommes toujours à plarler mauvais sur uns et l ´autres, mias toujors à jouer avec les mots. C´est l´ esprit qui nous avons obtenu pendant le temps qui nous sommes rester ensemble dans l ´Afrique.
Bisous à toi aussi et merci pour tes paroles.
à bientôt mon amie Alice!
Et pense que Luis c´est um grand ami pour moi, comme um frère.
Alex
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.12.2009 às 21:41

Mais je n'endoute pas de ton amitié pour mon cousin ALEX; d'ailleurs tu le connais mieux que moi, je pas eue la chance de le frequenter aussi longtemps que toi. Mais, je suis d'acord avec toi ((il n'ai pas frequentable)) méfie-toi de lui, on ne sais jamais,chuuuuuuuuuuut!!!!!!!!!!!!!!!! s'il passe par ici il vas nous tuer?????????? UN XI POUR TOI ET TINA
Imagem de perfil

De Tina a 10.12.2009 às 14:01

Je sais Alice!
Je te remercie e pour toi un Xi-coeur!
Alex e Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 06.12.2009 às 22:50

jà me esquecia!!!!!!!!!!!
Dizes que a tua sogra é muito tua amiguinha, tens sorte! A minha mesmo a lhe fazer, o mesmo,  que tu fazes à tua, nunca me ligou petevina, nem liga.
 
Imagem de perfil

De Tina a 06.12.2009 às 22:58

Sério?
Lamento amiga.....
Ela ainda vive? Está cá em Portugal, é?
Mas tenho pena, se´rio
beijinhos, Alice
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 07.12.2009 às 15:33

Mais vivaça que eu.
Tem 93 anos e nunca tomou uma caixa de aspirina, durante o século; quase!!!
Vive com a filha, é de quem gosta, mesmo se agora até com a filha a coisa està a ficar complicada?
 Que DEUS ajude a tua, a sair do hospital.
Ninguem merece de sofrer e os bons ainda menos.
Imagem de perfil

De Tina a 07.12.2009 às 16:23

93 anos...meus pais vão fazer 90 próximo ano em Fevereiro meu pai e em Março minha mãe.
Minha sogra vai fazer 87 em Fevereiro, também
Mas é uma pessoa boa...boa demais, até, gosto muito dela!
Mas. eu só não gosto de quem é mau para mim....entendes?
Se alguém me magoar muito..também te digo, Alice, posso perdoar, mas não esqueço...e ponho essa pessoa de lado, para sempre! Não sou de rancores, mas se me machucarem muito...se sangrar, vivo como se essa pessoa não existisse...Somente!
Beijinhos querida amiga e tudo de Bom para ti e teus.
Beijinhos
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 07.12.2009 às 18:09

Mon Dieu. SERàS QUE NOUS àMES SONT SOEURS???? QUI SAIS????????? BJS.
Imagem de perfil

De Tina a 08.12.2009 às 00:32

Oh lá lá ....Alice!
Mais je sais pas, mon amie!
Qu´est-ce-que veux dire? Ehehehehehhe :-)
Alors, je veux dormir...à demain!
Merci beaucoup pour tes paroles!
*****************
Bjs
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 08.12.2009 às 16:53

je veux te dire que je ressent la memme chose que toi, envers les gents. J'ai beaucoup suporté et souffert de la méchancetée des gens et haujourdui je ne suis plus capable et je coupe avec ses personnes , qui mon fais du male, injustifié.;Cest pour çà que je te dis que peut-etre nous àmes sont soeurs; tu prends ton comentaire et tu fais un copier, coller et cest moi, je pense et haujourdui j'àgie exactement comme toi. Mais, il parait que les personnes qui agissent ainsi, sont celles qui on beaucoup souffert de la connerie des gens et pour se proteger procedent ainsi. En tout cas moi je sais; que cest pasque je ne veux plus souffrir.Je ne les laisse plus entrer dans mon monde, ces personnes qui distribuent du malle gratuitement,
j'espere que ta compris sinon je t'explique mieux ailleurs. BJS
Imagem de perfil

De Tina a 08.12.2009 às 20:10

Olá Alice
J´ai compris tous qui tu m´avais dit ici.
De facto, sou assim mesmo.
Curioso, tu tb és pelo que vejo.
Não necessitas de traduzir pois en entendi absolutamente tudo.
Obg pelas tuas palavras, amiga
Vou fazer algo para jantar.
Beijos
Tina
Imagem de perfil

De maripossa a 06.12.2009 às 21:31

Tina. Quando entrei me veio um cheirinho a sonhos? hum adoro e faço mais ou menos desta forma que aqui apresentas, as fotos nos dão vontade de dar uma trinquinha.
Beijinho de amizade,fica bem Lisa
Imagem de perfil

De Tina a 06.12.2009 às 22:15

Oi Lisa,
Obrigada pela tua visitinha, querida poetisa!
De facto, nunca aprendi doutra forma a feitura dos sonhos....ma, decerto haverá alguém que os faça doutra forma.
Estes não ficaram como os costumo fazer habitualmente, com aquele aspecto fofo, pois esqueci que a farinha tinha fermento....e ela não dever levar qq fermento, pois crescem rápido e depois encolhem rápido.
Mas, o palacar é igual!
Beijocas, Lisa e tudo de bom para ti
Tina
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 07.12.2009 às 10:51

que gulosas me sairam. podem juntarem-se as duas á esquina. continuem assim que vão longe. uma diz mata a outra diz esfola....
Imagem de perfil

De Tina a 07.12.2009 às 16:11

Eu gulosa?
FOGO!
Até nem sou nada disso! :-)
Beijos
Tina
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 07.12.2009 às 12:01

de qualquer modo felicito-a pelas receitas que estão muito bem explicadas e apresentadas.
Sem imagem de perfil

De ALICE a 07.12.2009 às 15:23

A tocar a concertina,  a dançaro o  so li do!
Rui eu sei que nao é resoàvel; mas no Natal Rui, vamos esquecer. Depois repartimos os males, eu pego de alguns dos seus diabetes, e o Rui pega dos meus 5 Kilinhos que tenho que perder, OK? Tudo de bom para si e anime-se o Natal està à porta..........
Imagem de perfil

De Tina a 07.12.2009 às 16:10

Eu não sei tocar a concertina....mas até aprendia...Ehehehhe
Beijinhos aos dois, amigos!
Gostei de os ver aqui conversando.....Jocas!
Tina
Imagem de perfil

De Tina a 07.12.2009 às 16:18

Oi Rui!
Obrigada pleas suas palavras e sua visita que me alegraram...
Beijos
Tina
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 07.12.2009 às 15:50

oi alice escreva para o meu e-mail. entretanto vou pensar em dividir o mal pelas aldeias. os seus 5kgs com uma corridinha pela manhã era aconselhava. quanto aos meus diabinhos uma caminhada de meia hora vão ao nível. o pior é depois ds refeições. até bato com a cabeça nas paredes...
agora outro assunto: todas as sogras são uma santas...
Imagem de perfil

De Ventor a 09.12.2009 às 07:58

Vamos sonhando com os sonhos de Natal. Essas bolas oleosas que às vezes sabem bem.
Não sou muito virado para esse lado, desde que conheci sonhos que nunca mais encontrei, desde 1962,
Mas enfim! Sonhos, são sonhos.
Bjs.
Imagem de perfil

De Tina a 09.12.2009 às 10:31

Pois, estes são fritos.....embora os passe por váris vezes por papel absorvente, não devemos abusar.
Quanto aos teus sonhos, que conheceste desde 1962...entendi o que queres dizer....Mas também não vou dizer aqui, quais foram, pois fiz as contas e vi a que te referes, meu amigo....!
Pela vida fora vamos enconrando e tendo SONHOS lindos e outros menslindos!
QUe tenhas sempre LINDOS...
Obrigada plea tua visitinha e palavras.
Bjs
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 09.12.2009 às 11:43

um conselho: juntem-se os três a tocarem concertina e a dançar a "marrabenta. refiro-me á tina das ideias, á alice e ao ventor. eu fico de fora....
Imagem de perfil

De Tina a 09.12.2009 às 14:12

ok mas concertina e marrabenta não se coadunam!!!!!
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 09.12.2009 às 15:50

então vamos dançar o folclore. também é uma dança bastante alegre. bjs rui
Imagem de perfil

De Tina a 09.12.2009 às 17:08

De acordo amigo....eu aceito
Bjs

Comentar post