Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





sapateira recheada

por Tina, em 11.11.10

 

  

Aqui vai a receita!

  

1 sapateira

miolo de um papo seco (pão de trigo)

2 ovos cozidos

sal a gosto

piripíri a gosto

2 a 3 colheres de sopa de maionese

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sobremesa de ketchup

  

    

 

 

Depois de cozida, (em água fervente, sal, e piripíri a gosto, durante cerca de 5 minutos),  retira-se da água e deixa-se arrefecer.

Retiram-se as patas, e abre-se, deixando o casco separado do restante.

Retira-se tudo o que recheia o casco, inclusive ovas, se tiver, e coloca-se dentro dum recipiente.

Esmagam-se, à parte, os ovos cozidos, com um garfo (depois de se cortar em pequenos bocados as claras cozidas).

Junta-se a maionese, sal a gosto, um pouco de piripíri, o miolo do pão desfeito, a mostarda e o ketchup. 

Agora, acrescenta-se o recheio que foi retirado à sapateira.

Envolve-se tudo e vai-se desfazendo os pedaços maiores com garfo, até se obter uma papa consistente.

Se quisermos, podemos retirar, duma ou doutra pata, o miolo e acrescentar neste preparado.

Rectificam-se os temperos.

Há quem misture um pouco de cerveja, whisky e até pickles cortados aos bocadinhos pequenos.

Como não aprecio dessa forma, preparo-a desta forma mais simples.

 

 

Servir com tostas de pão, com ou sem manteiga para podermos barrá-las com o recheio da sapateira.

 

    

 

Bom apetite e cuidado com o "colesterol"! :-)

Acompanhar duma cervejinha geladinha... de uma... de duas..enfim, com moderação!

HUMMMMMMMMMMMMMM!.....

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Sem imagem de perfil

De FatimaSoares a 11.11.2010 às 18:02

Olá Tina! Ai,ai eu gosto tanto quem me dera ter aqui um bocadinho fiquei mesmo com água na boca. E se a deves fazer mesmo bem pela receita eu quando faço não ponho o pão e o piri-piri tb modero por causa do meu estômago mas deve ficar mesmo boa assim, quadno comprar hei-de seguir a tua receita. Olha agora fiquei como as "grávidas" auguada ImageUm grande beijinho minha amiga e continuação das tuas melhoras.
Imagem de perfil

De Tina a 11.11.2010 às 23:40

Olha que pena, Fátima! Já a comeram toda...senão oferecia-te um bocadinho :-) De facto, se vivesses cá perto , até oferecia mesmo!
Mas...sabes, há muitas formas de a preparar, eu gosto dela assim (mas, podes omitir o papo seco, pois fica boa na mesma!)
Obrigada pela tua visita, Fátima!
Bom fim-de-semana e um beijinho!Image
Imagem de perfil

De Rosinda a 11.11.2010 às 20:09

Olá Tina!
Tal como tu não gosto de colocar as sapateiras na água fervendo, arrepio-me toda... mas tenho de o fazer, pois gosto bastante. Um pouco diferente, mas muito semelhante o meu recheio. Mas eu até as prefiro simples, só cozidas com sal e gindungo.
Bem apresentada e com óptimo aspecto a tua sapateira!

BeijinhosImage
Imagem de perfil

De Tina a 11.11.2010 às 23:42

Só que esqueci de lá dizer durante quanto tempo...tenho que acrescentar...esqueci!
E devem ser cozidas assim mesmo...e se for com água salgada seria melhor!
Pois, há muitas formas de a preparar..eu gosto dela assim!
Obrigada, Rosinda e um bom fim-de-semana para ti, amiga!
Beijinhos e melhoras de tua mãe!Image
Sem imagem de perfil

De ana a 12.11.2010 às 11:32

fiquei com água na boca o problema é que eu não gosto de ovos cozidos, pdem-se substituir?
obrigado
ana
Imagem de perfil

De Tina a 12.11.2010 às 16:32

Olá, Ana!
Bem, substituição do ovo, não vejo como...lamento!
Mas, pode comer sempre ao natural, que tb é bom!
Nunca experimentei sem ovo, só com os outros ingredientes...experimente e misture um pouco mais de miolo de pão...mas acho que não será a mesma coisa!
Obg pela visita!Image
Imagem de perfil

De Ventor e Quico a 13.11.2010 às 08:45

Porquê, sapateira? Será esse bicho uma shoemaker que calça a rapaziada dos mares?
Coitados dos bichos! Bastava eu ter de a meter na água a ferver para cada um ter de ir à sua vida amanhar-se! Fico com as cervejas e as tostinhas com uma manteiguinha de alho. Também ajuda no colesterol mas que se lixe!
Bjs.
Imagem de perfil

De Tina a 13.11.2010 às 09:49

Será? De fato, nunca pensei por que motivo deram esse nome a este crustáceo...Curioso, mesmo!
Coitados  mesmo, também digo! Mas, qualquer marisco deve ser cozinhado dessa forma, pois morto pode prejudicar a saúde.
Mas... quando era solteira em casa d meus pais estes prato não eram usuais...só comia lagosta quando cá vinha de Angola uma tia minha (irmã de meu pai). E camaraozinho da costa de Espinho!
MAs, de facto só se de ve comer de longe a longe....pois faz muito mal ao coloesterol...e eu descobri que tenho de me acautelar com ele! Droga!
Tostinhas com manteiga de alho são as minha favoritas também! :-)
Deixa lá um dia vou trazer aqui uma receita que mata o colesterol, valeu?
Obrigada pela tua visita, amigo!
BjsImage
Imagem de perfil

De Maria a 14.11.2010 às 19:32

Amiga Tina gostei muitissimo da sua receita! Beijinho e boa semana.
Imagem de perfil

De Tina a 15.11.2010 às 14:47

Obrigada, Maria!
Beijinho ..... fiquei contente por tua visita!Image
Imagem de perfil

De gatinhafofa a 15.11.2010 às 06:10

não consigo entender essa parte da sapateira ter que estar viva. podes explicar????????
Imagem de perfil

De Tina a 15.11.2010 às 14:49


A sapateira se for comprada congelada não fica tão boa como comprada viva.
Fica mais seca e com outro gosto.
Se pudermos cozer emágua domar, ainda melhor!
Há sítios onde elas se vendem vivas...é isso que me refiro e não há o risco, também, de nos fazerem mal, pois marisco estragado pode prejudicar a saúde!

Comentar post