Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

 

 

Trata-se de um prato para aproveitamento de sobras de peixe, neste caso foram sobras de peixe espada grelhado, no entanto pode ser confeccionado com qualquer outro peixe.

Habitualmente preparo com bacalhau, o tal prato, cujo nome é "Bacalhau à Brás".

Ontem, tinha sobejos de peixe grelhado e lembrei-me de aproveitar numa mistura com ovos e batata, da mesma forma como faço o tal "Bacalhau à Brás".

E aqui vai a receita  muito... muito básica e fácil de preparar!

  

 

 

cerca de 4 bons bocados de peixe espada grelhado

8 ovos batidos em gemada

sal a gosto

1 cebola picada ou às rodelas bem finas

1 dente de alho laminado

azeite q.b.

pimenta moída q.b.

salsa picada grosseiramente q.b.

coentros picados grosseiramente q.b. (se gostar)

4 ou 5 batatas cortadas aos quadrados e fritas

 

    

 

Cobre-se o fundo duma caçarola larga, antiaderente com azeite.

Junta-se a cebola e o alho. Deixa-se aquecer um pouco, sem deixar queimar.

Juntam-se os bocados de peixe, cortados aos quadrados até fritarem, sem se desfazerem totalmente.

De seguida, acrescentam-se as batatas que já estão fritas. Mexe-se tudo para envolver e leva-se de novo ao lume.

Rectificam-se os temperos, de sal e pimenta (moída na hora).

Agora envolve-se o preparado com os ovos e mexe-se até cozerem.

Verte-se tudo para uma travessa e enfeita-se com salsa e coentros picados ou cortados grosseiramente.

Pode-se enfeitar também com algumas azeitonas.

 

 

 

(receita para cerca de 4 pessoas, a comerem normalmente, claro!) 

Autoria e outros dados (tags, etc)


8 comentários

Imagem de perfil

De Rosinda a 06.09.2011 às 20:39

Olá Tina!
E são estes pratos simples que muitas vezes nos sabem muito bem...
Não devemos desperdiçar e a tua receita parece bem apetitosa.
Beijinhos
Rosinda
Imagem de perfil

De Tina a 06.09.2011 às 20:56

Tens razão, Rosinda... hoje em dia, aliás, sempre.... tenho aproveitado todas as sobras das refeições (não me refiro aos restos dos pratos, hehehe)...mas as que são servidas na travessa, tanto carne como peixe e até arroz, batatas e por aí fora.
Há sempre outro prato onde podemos incluir tudo isso!
E sabem tão bem, claro!
Obrigada, Rosinda...
Beijinhos e tudo de BOM pra ti, amga!Image
Imagem de perfil

De Ventor e Quico a 14.09.2011 às 18:14

Não me convenceste com esse. Talvez na próxima e se beber um martini duplo. Com pratos demasiado mexidos não me convences. Ovos mexidos, peixe mexido, batatas mexisdas e, depois, tudo remexido! Nah! Gosto mais de pratos revirados, ... aqueles do vira daqui, vira dali, ... a tostarem-se. ai, ai, ai!
Imagem de perfil

De Tina a 15.09.2011 às 21:44

Valeu... bebes o martini duplo e eu deixo os mexidos... faço um pastelão ... uma tortilha, valeu? Assim já não são mexidos! :-)))
Só tu mesmo! Hehehe
Obg pela visita, amigo!
Bjs
Sem imagem de perfil

De Ivete a 17.09.2011 às 20:27


Ai que eu preciso de uma amiga cozinheira destas por perto...Vem pra cá ,vem. :))
Imagem de perfil

De Tina a 23.09.2011 às 21:19


Ai sim...hehehe...valeu, um dia destes vens cá a Portugal e eu cozinho pra ti, prometo!
Obg pela tua visita, minha amiga!
Beijinhos e tuas melhoras rápidas!, IveteImage
Imagem de perfil

De TiBéu ( Isa) a 13.10.2011 às 18:10

Que temos hoje para o jantar okokok peixinho, boa.
Tudo bem Lisa, hoje vim visitar os amigos e tu não podias faltar. Boa receita. beijoka no teu coração
Imagem de perfil

De Tina a 16.10.2011 às 15:37

Olá, Isa... Tdo bem por aí? Espero que tdo vá bem contigo e teus, amiga...gostei de te ver.
Tenho constatado que vens  pouco aos blogs...eu tb tenho vindo, iSA!..
Tudo de BOM para ti amiga Beijinhos e obrigada!

Comentar post