Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





rojões confeccionados com azeite

por Tina, em 23.10.09

 

 

 

 

 

Sei que, normalmente, os rojões são um prato confeccionado com gordura de porco (pingue, banha de porco), mas também os costumo fazer com azeite e ficam óptimos.

Desta forma, é utilizada uma gordura vegetal, que é mais saudável.

 

 

(receita para cerca de 4 pessoas) 

 

2 kg de carne de porco própria para rojões (ao gosto de cada um, com ou sem osso, ou misturados)

sal q. b.

cominhos q. b.

1 copo de vinho branco

azeite q. b.

1 colher de água fria

salsa para enfeitar

se gostar um pouco de piripíri

se gostar um pouco de pimenta

1 folha de louro

 

Corta-se a carne em bocados não muito grandes (também se pode fazer com pedaços grandes, mas particularmente, aprecio os rojões pequenos).

Numa frigideira antiaderente, cobrimos o fundo com azeite e até podemos juntar um pouco mais.

Juntamos os pedaços de carne, o sal, o vinho, a água, os cominhos, a folha de louro e restantes condimentos se pretendermos.

Levamos ao lume moderado e cobrimos com tampa durante 15 minutos.

De seguida, deixamos a frigideira destapada a cozinhar em lume um pouco mais elevado.

Vamos controlando a confecção dos rojões, para não se queimarem e ao mesmo tempo, vamos mexendo com colher.

Quando prontos, servem-se enfeitados com um raminho de salsa, acompanhados de arroz branco, arroz de feijão (arroz malandro...hum!!!......que bom !!!),batata cozida, frita ou alourada, conforme o gosto de cada um.

Uma saladinha também ficará óptima aqui como acompanhamento.

Irão reparar que não foi necessária a gordura do animal, pois a própria carne já tem a sua gordura que se vai libertando, quando da confecção.

 

 

(Tina)

 

 

 música: Cliff Richard - Somewhere over the rainbow (What a wonderful World)

http://www.youtube.com/watch?v=YVranrmetMY

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Mena a 25.10.2009 às 17:11


Que bela sugestão!!!!

Sempre a pensar na saude dos amigos, pois esta receita não faz mal ao maldito "COLESTROL" ...

A saude sempre em 1º lugar ....

Beijos
Mena
Imagem de perfil

De Tina a 25.10.2009 às 17:22

Pos é uma das formas de confeccionar os rojões que o teu amigo gosta.....ele gosta de petiscos e desta forma, mais parecem umas entradas...ele junta uns pickles e pronto..já tem a sua refeição à maneira!
Jocas, minha amiga e volta sempre! ImageImage
Sem imagem de perfil

De Gusty a 16.01.2010 às 14:06


Ola, pois amanha vou fazer esta receita, vamos ver o que dirão os meus pais... especialmente a minha mãe que é uma mulher do norte e sabe todos estes truques.
Mas não recorri a ela para saber como se faz.
Do que me lembro na aldeia era mm com o pingue e é assim que irei fazer.
Dir-lhe-ei algo mais tarde.
Bjs
Gusty
Imagem de perfil

De Tina a 16.01.2010 às 17:12

OLÁ  Gusty,
Aconselho-te a fazeres com pingue pois ficam mais gostosos...estes são pequenos, mas no norte, é hábito fazerem-se maiores. Sabes, eu quando podia fazia-os na lareira numa panela própria e digo-te, esses eram mesmo bons...Agora como não tenho a tal lareira, faço-os ao lume de fogão a gás.
Experimenta então e depois diz alguma coisa, valeu?
Obrigada pela tua visitinha e espero que os teus rojões fiquem bem preparados. Se quiseres, sugiro que cozas um pouco de fígado de porco (com água temperada de sal e uma folha de louro). Quando cozido cortas às fatias finas e serves com os rojões. Podes tb comprar sangue fresco de porco, agora já vende cozido (eu não como sangue)
De seguida espremes com as mãos. eEsfarelas para dentro duma frigideira. Levas o sangue na  frigideira a fritar com um pouco de azeite e alhos piicados (temperas com um pouco de sal) e serves tb acompanhando os rojões.
Beijinhos para ti, Gusty
Sem imagem de perfil

De Gusty a 17.01.2010 às 19:37

Ola amiga Tina.
Fiz como sugeriu, foi um sucesso.
Ainda mais contente fiquei, pq a minha mãe que é uma verdadeira mulher do Norte percebe  bem do assunto, elogiou os rojões, por isso estou satisfeita.
Fiz com o pingue.
Ficou mesmo bom.
Gusty
Obg pelas dicas.
Bjs
Imagem de perfil

De Tina a 17.01.2010 às 20:02

Olá Gusty
Estou contente com o que me contas...de verdade!
Ainda bem que ficaram bem!
Deves ter uma boa mão para a cozinha como a tua mãe---Parabéns!
Sabes, com a experiência é que se consegue aperfeiçoar....como tudo, não é verdade?
Espero que um dia sejas tão boa cozinheira como tua mãe, querida!
Obrigada pela tua visita e palavras...Adorei!
Beijinhos para ti, Gusty
Sem imagem de perfil

De Gusty a 18.01.2010 às 14:37

Ola Tina.
Normalmente, quem vai la a casa almoçar aos domingos sou eu, desde que fiquei viuva à cerca de 11 anos
E ai de mim, se eu não la aparecer... Aparecem eles, pois claro! Nós somos 6 filhos e fomos todos criados a sermos mulheres e homens do norte... :)
Este ano ficou decidido virem eles aqui, tb preciso de estar e goazr a minha casinha, que praticamente só à noite aqui estou.
É obvio que eu sei cozinhar ja tenho 40 anos :(, mas aqueles pratos tipicos e tradicionais que so na aldeia se cozinhava é que tenho menos pratica.
Olhe no proximo domingo vou fazer bacalhau com broa, ja fiz pesquisa na net, mas por acaso tem alguma receita sua?
 Bjs
Gusty
Imagem de perfil

De Tina a 18.01.2010 às 15:38

Olá Gusty
Antes de continuar...por favor, trata-me por tu, valeu? Fico mais contente...pode ser? Até me sinto mais novinha..!.Ehehehehehe...!
Bem, embora meu filho mais velho que perdi (enquanto grávida), se eu não tivesse tido esse problema de aborto, agora estivesse a fazer 39 anos (próximo ano).
Mas tenho outro o mais velho) que tem 37...quase da tua idade!
Lamento a tua situação...de facto és tão novinha e já sofreste tanto....digo isto pela viuvez! Eras novinha mesmo! Lamento, Gusty!
Tua mãe, então soube educar-vos com esses valores e com essa cultura de nortenha...Parabéns!
Mulher no NORTE, mesmo! Dá-lhe um beijinhos meu, tá?
Eu tenho um bachau no me blg, mas sei fazer de váris maneiras. acho que este é um pouco diferente do habitual...ma, embora ele tenha molho bechamel, podes sempre não incluir esse molho e sim um feito com azeite, cebola e alho. Quando meu filho come cá em casa, não posso cozinhar com molho bechamel, pois não gosta.
http://preparandoalgo.blogs.sapo.pt/10092.html

Nesta receita tb incluo gambas...mas podes olitir...eu gosto de experimentar coisas diferenes..e então misturei gambas ( miolo de camaõ, tb pode ser).
Bem...se não te agradar esta recita posso dar-te outra.
Bons cozinhados, Gusty e que te corra bem a receita.
Beijinhos e obrigada pela tua confiança nas minha receitas....Ehheehhe...Gostei!
Um Inté!

 
Sem imagem de perfil

De Gusty a 18.01.2010 às 20:33

Sabe todas as amigas virtuais com quem me comunico, me dizem trata-me por tu...
O problema está em consegui-lo fazer, pois digo sempre vou tentar... mas já sei que não consigo...
vou ver então a receita do bacalhau, dir-lhe-ei algo na  proxima segunda.
Bjs
Gusty 
Imagem de perfil

De Tina a 18.01.2010 às 22:56

Valeu, Gusty...Bons cozinhados e sorte ...
Espero que fique como gostes.
Se necessitares de saber algo diz, por aqui, valeu?
Beijinhos, Gusty
Sem imagem de perfil

De Hazel Santos a 03.01.2012 às 13:43

Muito Obrigado pela sugestão simples..Como Homem sozinho com meninos em casa ...esta foi a melhor maneira de me ajudar..depois conto como foi...Melhores Cumprimentos
Imagem de perfil

De Tina a 03.01.2012 às 14:06

Olá, Hazel!
Fico feliz por o ter ajudado com esta sugestão culinária!
Uma receita que é simples e que costumo fazer muitas vezes cá em casa, pois confecionados com a gordura de porco (pingue/banha de porco, como habitualmente chamamos cá no norte) é mais prejudicial á saúde. Depois de feitos, se sobrarem eu guardo numa caixinha de vidro no frigorífico, tapada, envolvidos na gordura que se formou...  dias depois sirvo como aperitivo, pois faço-os pequenos...acho-os mais saborosos, assim! (outra sugestão)!
Um BOM ANO e boas receitas! :)))Image
Sem imagem de perfil

De MGui a 28.07.2014 às 14:42


A banha ,além de dar mais sabor à cane dos rojões, não faz tão mal ao colesterol como muitas pessoas pensam.


Para quem ainda pensa que a banha é mais prejudicial à saúde do que as gorduras de origem vegetal; sugiro que leiam o estudo:
http://www.uniamerica.br/site/revista/index.php/secnutri/article/view/115/105


Bons cozinhados para todoa/todas :)
Imagem de perfil

De Tina a 31.07.2014 às 17:56

Olá, MGui!

Agradeço as suas considerações e sugestão que muito apreciei ler sobre a utilização da gordura...
Eu concordo com as suas palavras, mas devido a problemas de saúde que tanho, sinto-me melhor com eles cozinhados da forma que aqui apresento, embora reconheça que fiquem mais saborosos confeccionados com banha de porco.

Também quero esclarecer que não sou cozinheira profissional... gosto da cozinha e uma vez que estou aposentada há alguns anos, para mim isto é como uma terapia, embora ultimamente não tenha postado quase nada.

Cumprimentos e uma vez mais grata.

Tina Tavares

Comentar post