Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





compota de melão "reles"

por Tina, em 24.10.09

 

 

 

 

 

 

Bem, é melão, sim!....

Mas ao tomar o gosto....apre! !!!!

Que gosto!

Desconsolada fiquei, pois gosto muito de melão!

Parecia mais uma cabaça!

Era azedo e sem sabor algum!...

Então, meu marido disse: - melão "reles"....

Eu então pensei: - Aqui em casa nada se deita fora, tudo se transforma em algo bom!.....

Foi quando  pensei numa compota de melão e, meu marido acrescentou de novo: - melão"reles"...

Então, cá vai....... uma

"COMPOTA DE MELÃO RELES"

Agora, feito, ele diz:  - Está doce que até enjoa!

E eu afirmo: - Mas sempre dá para comer nestes serões de Inverno junto à lareira com uma tostinha e um chazinho quentinho gostoso!

 

  

 

 

 

 

1 kg de melão

700 g de açúcar

1 casca de limão

2 paus de canela

2 cravinhos da Índia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descasca-se o melão, corta-se aos cubos e reserva-se envolvido em 300 g de açúcar.

Leva-se ao lume o restante açúcar, com a canela, o cravinho e a casca de limão.

Deixa-se aquecer um pouco, em lume brando, o açúcar, sem deixar queimar.

Acrescenta-se o melão e açúcar restante e leva-se, de novo, a  lume brando.

 

 

 

Deixa-se cozinhar durante algum tempo, sempre em lime branco, para não verter para fora.

Quando o melão estiver bem cozido, quase desfeito e o preparado estiver como compota, retira-se do lume e deixa-se arrefecer.

Verte-se em frascos, polvilha-se com açúcar a parte de cima para não ganhar bolores e tapa-se com tampa.

 

 

 

Bem, não sei se existe outra maneira de confeccionar compota de melão.....apenas sei que se deve ter em atenção para o melão não se desfazer completamente, pois ele tem a tendência de se transformar em líquido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Tina)

 

 

 

música: Leona Lewis - Better in Time

 http://www.youtube.com/watch?v=8zlt57Q7ZVU

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Mena a 25.10.2009 às 17:05


Mesmo  reles tem bom aspecto esta compota ...

Continua a enviar receitas...

Beijos
Mena
Imagem de perfil

De Tina a 25.10.2009 às 17:17

ImageFica combinado...vou continuar a trazer algumas sugestões para a engorda...Olha, vai espreitar o post que fiz hoje do passeio que demos ontem até Arouca...Só apra te brir o apetite...Tem lá uns doces conventuais que comprei que são uma delícia:::eu quando ia trabalhar para Aroeuca perdia-me com aquelas guloseimas...Sério! Por isso agora sofro do fígado...ehehehehehe...
Obrigada pela visita, AMiga e beijocas...Volta sempre!Image
Imagem de perfil

De Tina a 25.10.2009 às 17:19

Esqueci de dizer que coloquei opst no meu blog "Blumen".
http://blumen.blogs.sapo.pt
BOM APETITE pelo menos aos teus olhinhos.... Image
Imagem de perfil

De Ventor a 25.10.2009 às 22:40


Chiça! isto é tudo para dar cabo dos triglicéridosw.
Não posso vir aqui!
Bjs.
Imagem de perfil

De Tina a 25.10.2009 às 22:46


Fogo!....Mas o simples olhar não vai dar cabo disso!
Vê tudo ....podes ver á vontade, pode até crescer-te água na boca.....olha em baixo os rojõezinhos tão bons! Já comeste aqui em casa uns iguais, lembras-te?
Obtrigada pela tua visita, meu amigo!
Bjs tb para ti!
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 28.10.2009 às 10:11

é dos triglicéridos e dos diabetes. vou comendo com os "olhos"
Imagem de perfil

De Tina a 28.10.2009 às 10:45


ImageImagePois....claro que "nem sempre, nem nunca".....por isso, com olhos também podemos ir desfrutando um pouco destas gulodices....:-)!
Obrigada pela visita e espero poder vê-lo por aqui mais vezes, valeu?
Beijinhos Image
Imagem de perfil

De cozinhaki a 29.10.2009 às 14:30

bom post parabens beijinhos e abracos cozinhaki
Imagem de perfil

De Tina a 29.10.2009 às 21:24

Oi Cozinhaki...
Obrigada pela sua visita e suas palavras tão simpáticas!
É estimulante quando recebemos palavrinhas assim....:-)
Beijinhos, também.!
Sem imagem de perfil

De Ju a 30.10.2009 às 11:48

Olá Tina,
Andava á procura duma receita de polvo, quando me deparo com o seu blog...confesso que fiquei FÃ!!
Tem comidinhas que eu adoro, sei q o meu namorado também vai adorar e apesar de eu achar que são tão dificeis, a Tina revela que não são tão dificeis assim...
Obrigado pela paciencia, e por favor não deixe de colocar aqui receitas....sempre que puder, hei-de dar aqui um olhinho...sabe sempre bem impressionar  alguém pelo estômago, e a Tina faz com que isso seja mais que um orgulho...é feito com prazer!!
Beijocas e muito obrigada!!

P.S. eu sou um pouco lamechas, mas acho que tem que se reconhecer o mérito das pessoas quando elas o têm!
Imagem de perfil

De Tina a 30.10.2009 às 12:09

ImageOlá Ju!
Fiquei muito...aliás deveras sensibilizada com tuas palavras....Um OBRIGADA GRANDE pela visita e pelo teu comentário, são simpático!
De facto, gosto de cozinhar ..... nunca frequentei nunhum curso de culinária, mas, aprendi alguma coisa com minha mãe e tias......e também com a vida.
Lamento se alguma coisa não vai muito bem explicada, mas tento fazê-lo da melhor forma.
Sempre que tiveres dúvidas , podes colocar e tentarei dar algumas dicas, valeu?
Tudo de BOM para ti e volta sempre....
OBRIGADA, de novo!....
Fico FELIZ, quando leio algo assim....
Beijinhos e não te preocupes porque também sou "lamechas"...acho que a maioria das mulheres sensíveis são assim!
Imagem de perfil

De Emanuela a 01.11.2009 às 17:47

Olá amiga
 Parabéns pelo destaque! É nisto que dá trazer boas receitas,hehe...
 
 Beijinhos
Imagem de perfil

De Tina a 02.11.2009 às 10:18


ImageOlá minha Amiga
Cheguei ontem muito tarde a casa.
 Fomos, como te disse  (creio que te disse) passar o fim-de-semana a casa dos nossos amigos, que conheces, a Lisboa.
Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavrinhas lindas.
Espero que estejas melhor e tudo esteja bem na tua família.
Beijinhos, minha querida. Image
Imagem de perfil

De Tina a 02.11.2009 às 17:50

Olá Emanuela.....Só agora é que me apercebi da palavra "destaque"...Confesso que não estava a entender o que querias dizer  com isso....Agora já entendo que o meu post esteve ontem em destaque. Pena, eu não ter estado cá para ir ver no sapo. No entanto, já enviei um mail ao sapo a perguntar como podia ver isso.
Beijinhos e obrigada pela tua atenção.
Sem imagem de perfil

De Sindarin a 01.11.2009 às 18:56

Olá amiga! ai k coisa boa! posso "roubar" a receita? aforo melão e assim deve ser muito boa a compota. Um grande beijinho minha querida amiga e mto obrigada pelo carinho.
Imagem de perfil

De Tina a 02.11.2009 às 10:23

Olá Sindarin,
Gostei muito de te ver por aqui.
Não tenho cá vindo, pois tenho estado fora.
Eu fiz esta compota que é boa, mas no dia seguinte, achei, por bem, continuar um pouco a cozedura e ficou um pouco melhor...mais estilo  "compota", entendes?
Mas, aconselho-te a de "chuchu" que tenho no post anterior....Essa é maravilhosa, acredita!
Um grande beijinho para ti e tuas melhoras.

Comentar post