Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





um bolo de maçã......

por Tina, em 27.11.09

 

.........para a quadra que se aproxima 

    

 

 

BOLO DE MAÇÃ

 

 

 

 

 

 

 

200 g de açúcar

200 g de farinha (rouba-se um pouco)

20 g de manteiga

6 ovos inteiros

1 colher de chá de fermento

 

 

 

 

Bate-se a manteiga com o açúcar, até obter um creme fino.

De seguida, alternadamente, vai-se acrescentando a farinha com o fermento e os ovos inteiros.

Leva-se ao forno em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha.

Mas, antes cobre-se toda a parte de cima do bolo, com fatias finas de maçã (descascada) que estiveram na seguinte calda abaixo.

Rega-se também com a calda.

  

 

 

 calda 

 

3 maçãs descascadas e descaroçadas cortadas em fatias finas

2 a 3 copos de vinho do Porto

açúcar q. b.

canela q. b.

 

Tem-se um recipiente com vinho do Porto onde se acrescentou açúcar, o suficiente para que fique doce, e a canela em pó.

Junta-se nesta calda as fatias finas de maçã e deixam-se lá durante cerca de 15 minutos.

 

 

 

 

 

Este bolo é húmido e óptimo para ser acompanhado com um chazinho bem quentinho, neste Inverno frio.

 

 

 (Tina)

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 29.11.2009 às 11:01

mais uma maldade que me fizeram. no entanto se levar pouco açucar ainda dou uma dentadinha. ofereço o chá....
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 16:53

Olá Rui
Mas não tem muito acçúcar..pode comer à vontadinha.
Bjs
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 29.11.2009 às 16:41

E eu se esperades por mim, levo o champanhe! Mas para mim tem que ser bem açucarado, nao ando cà a enganar o corpo, antigamente ninguém fazia anàlises e todo o mundo se portava bem . BJS
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 16:54

Olá Alice...tdo bem ctg?
Eu tb aceito champanhe e bem Docinho...do azedo não gosto, de todo!
Gostei de te er por aqui...Beijinhos amiga!
Tina
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 29.11.2009 às 16:47

oi alice enviei-lhe um e-mail. pode responder-me directamente. quanto aos doces a tina mata-nos...
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 16:56

Olá Rui
Olá Alice
Pois o Rui ontem disse-me ao telefone que já tinha enviadoume-mail para a Alice....Já leste?
Beijocas aos dois
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 29.11.2009 às 22:33

Cest vrai que a TINA ne nous facilite pas la tache; mais on lui pardonne cest bientot NOEL et en plus elle le fais de bon coeur; alors nous ne pouvons pas refuser, devant tant de gentiésse, pas vrai? GROS BISOUS A VOUS DEUX.
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 23:01

olá Alice
Pois...è Natal, minha amiga e ninguém leva a mal.....eheheheh!
Obrigada pela tua visita que adorei...Sério!
Vai ver as fotos no post que fiz de Pote de Lima .
Clica em baixo
http://mflortavares.blogs.sapo.pt (este é meu blog dos sonhos)
Obrigada pelos teus beijinhos que retribuo....
Inté amiga!
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 29.11.2009 às 17:04

oi tina confio em si e em maisninguém. com os ingredientes apresentados,chá, champanhe bem docinho, vou esquecer os diabetes.
para rematar uma boa marrabenta....
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 17:20

Oi Rui
D´Accord...Je suis avec vous, Rui!...Nous pouvons danser la "Marrabenta" et Alice aussi...Est-ce que tu peut danser avec Rui et moi, Alice?
Je vous embrasses mes amis
Tina
À tout à heures...Au revoir....!
Sem imagem de perfil

De Alice a 29.11.2009 às 22:22

Moi dancer! Jusqu'à l'aube, tant que mes chevilles me portent; surtout la droite.Je vous embrace a tous les deux.
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 22:54

Olá Alice, ontem estive em Ponte de Lima...e fiz um post no meu blog de sonhos...Podes ir lá ver as fotos que tirei com meu marido, para matares saudades.....E j´marquei o fim de ano lá no Hotel do costume...aquilo é que vai ser dançar.....como eu gosto, amiga...vou cançar de dançar o vira....Ano passado não fizeram e fomos ao Algrave...era uma mortandade...Há meia-noite já tuoo dormia...Não se compara com o norte...Aqui somos mais alegres....e é mais frio, imagina!
ehehhehe
Beijinho
Tina
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 29.11.2009 às 17:26

oui je souis accord.je vous embrasse avec amitie.
rui
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 17:38

D´accord mon ami!
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 29.11.2009 às 22:13

A ce que je vois, tout le monde est prés a faire la féte, dabord on remplie la panse, ensuite on arrose bien tout ça, et nous voilà partie pour la nuit;cest sur que a notre age, a ce ritme là, le londemain on nous trouve aux urgences . Mais bon, ça fais du bien de plaisenter et surtout de réver; par contre j'ai rien reçu du Rui. GROS BAISERS 0 TOUT LES DEUX.
Imagem de perfil

De Tina a 29.11.2009 às 22:50

Oi alice...Será que não recebeu mesmo nenhum mail do Rui?
Talvez tenha enviado para um endereço errado...não entendo, não!
Agora ele está dormindo, decerto, mas demain..je parlerai avec lui, d´accord, mon amie?
Bem, beijinhos e uma noite descansada para ti
Tina
Imagem de perfil

De Ventor a 30.11.2009 às 20:48

Eu basta-me ver as amoras do cabeça-lho e apetece-me logo dar de frosques, por não ser capaz de tirar só uma!
Quanto aos docinhos, prefiro não arrajar desculpas para ir a correr fazer análises!
Bom proveito para todos e continuem a divertir-se.
Bjs.
Imagem de perfil

De Tina a 30.11.2009 às 21:03

Oi amigão!
Ai sim...tu quandoolhas as minhas amoras da ria...dá.te vontade de dares de frosques? Eehehheheeh...Essa é boa! Não sabia disso! Quando elas aparecerem eu levo-te algumas...não um cesto delas, valeu?
Obrigada pela tua visita que adorei.
Beijos
Sem imagem de perfil

De ALICE a 02.12.2009 às 17:32

E eu estou à espera da tua receita dos sonhos , ou nao costumas fazer, pelo Natal? BJS.
Sem imagem de perfil

De ALICE a 02.12.2009 às 18:01

Como me perguntàs-te o que se comia em França pelo Natal vou fazé-lo aqui; mas jà te aviso((PAS GRAND CHOSE TU SAIS).
Aqui nem todos os franceses festejam NOITE de NATAL. Aqueles que o fazem , é tudo a base de marisco, a começar pelas ostras, nao esquecendo o foie gras, os caracois  em manteiga de alho e salsa, assim como as coxas de rà, a carne, uma qualquer e mesmo nenhuma, é o meu caso, como jà te disse a bacalhoada faço-a ao meio-dia, senao para o meu marido e filhos nao seria Natal(( as pessoas que passarem por aqui vao  dizer como posso fazer para comer tanto)) é muito simples a minha ceia nao tem hora, porque primeiro, eu e a minha filha pomos-nos
 à disposiçao das associaçoes que confessionam, a ceia de Natal para os mais carenciados, tanto para a confeçao desta, como para servir e arrumar ao fim. Como veem nunca começo a comer em antes da meia-noite, uma da manhà; é ai que tambem começa o REVEILLON dos FRANCESES.
No dia seguinte,dia de NATAL,  o prato tradicional, é o perua em todos os lares franceses, pelo menos nos que eu conheço, mas com tanta  perua à venda nos supermercados, nao pode ser outra coisa nos outros. A minha é caseirinha criada por mim. A sobremesa dos Franceses nao tem nada a ver com a nossa de longe a melhor. A deles é a tranca , aquele bolo cheio de manteiga e sei là que mais por fora(( prefiro as nossas rabanadas. E và là TiNa  o Natal em França. BJS
Imagem de perfil

De Tina a 02.12.2009 às 19:47

POis...percebi tudo!
Mas para mim o Natal sem bacalhoada não é Natal, não!
E sem rabanadas e bilharacos tb não é...
Eu sei como são esses bolos daí...gosto mais da nossa comida. sem dúvida que é melhor!
Foi gras eu não gosto...Ostras nem vê-las! Detesto o cheiro...sério!
Gosto de marisco, mas nem de todo o marisco!....
Mas, de facto o peru criado em casa tem outro sabor, assim como a carne de pato de frango, de coelho, de porco....Eu sei, tbminha mãe os criava a todos....Agora é tudo plástico.
Obrigada pelas tuas palvras e tempo que perdes aqui, conversando cmg
bjs
Imagem de perfil

De Tina a 02.12.2009 às 19:41

Faço sim, Alice.
Ontem estava para fazer...e depois fotografar para fazer um post, mas quem tinha de os comer era eu...olha não fiz!
Mas depois ponho aqui a recita. prometo
Mas se quiseres mando-te por mail, queres'
beijos
Tina
Sem imagem de perfil

De Sindarin a 03.12.2009 às 18:05


Olá amiga querida. Que bom como já te disse adoro bolos e tartes com maçã. És uma fada da cozinha amiga k faz milagres com as mãos linda. Um grande beijinho querida.
Imagem de perfil

De Tina a 04.12.2009 às 14:27

Oi Sindarin!
Eu tb gosto muito de bolos e com maçã , com aquele sabor a canela e vinho deo Porto....que maravilha!
Obrigada pela tua visita querida amiga
Beijinhos e tudo de BOM para ti e tuas filhotas.Image
Image
Tina

Comentar post