Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





bolo de amêndoa e caramelo......

por Tina, em 09.12.09

 

 

 

 

........ óptimo para a Mesa de Natal.....

  

 

 

 

 

6 ovos

250 g de açúcar 

250 g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

250 g de manteiga (mole)

1 chávena de açúcar para se fazer o caramelo

1/2 chávena de leite

 

Juntam-se as gemas com a manteiga (que já deve estar amassada) até obter uma gemada.

Adiciona-se o açúcar e volta a mexer-se bem.

Depois, a farinha com o fermento.

Reserva-se.

Prepara-se o caramelo.

Num tacho, leva-se a chávena de  açúcar ao lume. Quando chegar a atingir ponto acastanhado, quase de caramelo, acrescenta-se aos poucos e com cuidado, para não provocar queimadurassempre mexendo com  colher), a meia chávena de leite (de preferência  quente).

Adiciona-se ao preparado anterior ( que se deixou em reserva) este caramelo.

Mexe-se bem, para ficar bem incorporado.

Envolvem-se, por fim, com cuidado, as claras em castelo.

 

 

 

 

Leva-se ao forno em forma untada de manteiga.

Depois de cozido, deixa-se arrefecer um pouco e retira-se para um prato próprio de ir à mesa.

 

Cobre-se o bolo com ovos moles e polvilhado de miolo de amêndoa, passado pelo máquina de ralar ou aos palitos,...... ou então com a seguinte cobertura.de caramelo.

 

Cobertura de caramelo

1/2 chávena de leite

1 chávena de açúcar

amêndoa ao gosto partida aos palitos, depilada torrada ou não (depende do gosto)

 

 

Leva-se ao lume o açúcar até atingir uma cor acastanhada (quase caramelo). Aos poucos, e com cuidado, acrescenta-se, sempre mexendo, o leite.

Este caramelo é igual ao que foi incorporado no bolo.

Por fim, quando caramelo, junta-se a amêndoa aos palitos.

Cobre-.se todo o bolo com este caramelo.

 

 

 ovos moles

 

500 g de açúcar

3 chávenas de água 

12 gemas de ovos

 

Leva-se o açúcar com a água ao lume até obter um ponto de pérola.

De seguida, deixa-se arrefecer um pouco e juntam-se as gemas batidas e passadas em coador fino. Ter em atenção, que não se devem juntar as gemas ao açúcar, mas sim ,ir, pouco a pouco, acrescentando às gemas, colheradas pequenas de açúcar em ponto, até as gemas ficarem quentes, de modo a podermos juntar ao restante açúcar, para não haver o perigo de cozerem.

Leva-se de novo a lume brando, mexendo continuamente até engrossar e retira-se do lume.

 

 

 

 

Este que apresento é coberto de ovos moles e amêndoa ralada

 

 

 

 

 

 

 

 (Tina)

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


22 comentários

Sem imagem de perfil

De ALICE a 09.12.2009 às 16:47

Sem juntar as claras ?
Eu; nao vou conseguir!!!
Se nao quero que tenha a aparencia de uma tortilha espanhola, mais vale nem experimentar.
ès mesmo forticha, parabens. BJS
Imagem de perfil

De Tina a 09.12.2009 às 17:08

Obrigada amiga
Esqueci ...eheheh
VOu já acrescentar...
Beijos
Tina
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 10.12.2009 às 12:25

não percepo de confecções de bolos. fiquei a saber que sem bater as claras parece uma tortilha. e esta heim....
Imagem de perfil

De Tina a 10.12.2009 às 13:54

Parece que sim...EHheheh
Mas, tortilha doce, tb deve ser bom, nÉ?
Sem imagem de perfil

De ALICE a 10.12.2009 às 17:25

Podeis gozar com a minha frase, mas o que vocês não sabem, é, que, a tortilha espanhola é mesmo boa! Aconteceu-me várias vezes, quando no inicio me dediquei à pastelaria. Nao ia deitá-la fora; porisso digo. Se vos acontecer a vos inesperientes da pastelaria, de vos encontrardes com uma tortilha no lugar do bolo, comem-na façam como eu, é assim que se aprende e é muito boa ((A Tina e o Rui, nunca comeram,porisso não sabem o que perderam))lol (((lol, rir internet)).BJS.
Imagem de perfil

De Tina a 10.12.2009 às 21:52

De facto já comi tortilha salgada....até costumo fazer de quando em quando, cá em casa...mas doce nunca comi...É boa, Alice?
Vê lá se me dás a receita, amiga, valeu?
beijocas
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 13.12.2009 às 23:16

A tortilha doce, sao os mesmos ingredientes do bolo , cozido no fogao, a minha mae fazia vàrias vezes no inverno quando chovia.
Enquanto se comia o prato principal cozia a tortilha doce; por vezes punha maçà misturada, acredita que era uma delicia((hà que tapar o tacho com uma tampa)).
Eu chamo-lhe tortilha, porque ainda hoje nao consigo , fazé-los levantar bem, quando os faço num forno a gaz; porisso lhes chamo tortilha doce. BJS
Imagem de perfil

De Tina a 13.12.2009 às 23:34

Oi Alice
Tens que me dar essa receita, valeu?
Bjs
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 10.12.2009 às 16:54

tina não faça crescer mais água na boca. ainda faltam as rabanadas.....
Sem imagem de perfil

De ALICE a 10.12.2009 às 17:31

As rabanadas estao mais atràs Rui, com ovos moles, que eu dessas nunca comi, de vinho branco, sei là que mais.
 O que sei é que vai ser duro daqui até ao Natal, nao acha Rui? BJS.
Imagem de perfil

De Tina a 10.12.2009 às 21:51

Oi Alice...Mas as de vinho...já comeste. não? Acho que essas sãoa s mais vulgares cá no norte e as de leite tb, penso!
Olha eu gosto de todas elas, vinho branco, tinto, leite, ovos, ovos moles, enfim, sou gulosa!
Beijinhos
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 13.12.2009 às 22:33

Sim jà comi de todas, menos com os ovos mole e como vou ter convidados para a semana, vou tentar fazer as dos ovos moles.
No Norte fazem-se de todas, mas com os ovos moles nunca ouvi falar.
Se tiveres a receita dos filhoses dà para cà; eu tenho uma, mas nao sei se é a boa? BJS
Imagem de perfil

De Tina a 13.12.2009 às 22:42

Olá Alice
Tdo bem ctg?
Acho que vais gostar destas rabanadas, amiga. Tem cuidado a fazer os ovos moles...tens de fazer o ponto exacto, senão não apanhas a feitura certa do ovo mole.
Bem, eu posso mandar-te a receita de filhós, mas, não costumo fazer ..só confecciono bilharacos, com cabaça-menina.
No entanto, estou integrada num blog (Um sonho de Natal9, com outra pessoas e elas têm apresentado aqui várias recietas, entre elas filhoses.
Vou tenatr mandar-te amanhã, por mail, valeu?
beijinhos e que corra tudo bem.
Beijinhos paa ti, Alice
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 15.12.2009 às 17:19

Nao te preocupes com a receita dos folhoses, jà vi vàrias, e sao identicas à da minha mae! BJS
Imagem de perfil

De Tina a 15.12.2009 às 18:43

OLá Alice
Já te mandei uma receita de coscorões
Tb já tenho uma de filhoses. Depois vou mandar-te
Bjs
Imagem de perfil

De Tina a 10.12.2009 às 21:53

Ai vou, vou...um dia destes trago mais coisas aqui...eheheheheh...doces!
Arranje uma babete...eehhehe
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 10.12.2009 às 17:56

já percebi que por doces não se fazem rogadas. não se queixem de uns kilitos a mais, conselho do amigo da onça....
Imagem de perfil

De Tina a 10.12.2009 às 21:49

Ai sim? Amigo da Onça? ehheeh
Não acredito, de todo!....Rui!
Sem imagem de perfil

De saltapocinhas a 19.12.2009 às 22:55

Que espectáculo de bolo!
Vou já guardar esta receita!!!
Imagem de perfil

De Tina a 19.12.2009 às 23:00

Olá Margarida
Antes de mais, quero desejar-te um Santo Natal e um ANo Novo Bom....cheio de muita PAZ.
Obrigada pela tua visita e acredita que o bolo é muito bom.
Beijinhos e tudo de BOM para ti
Imagem de perfil

De Ventor a 21.12.2009 às 07:57


Desse amendoinhas, eu até aposto que gosto!
Bjs.
Imagem de perfil

De Tina a 21.12.2009 às 15:37

Olá meu amigo!
Obrigada pela tua visitinha que me apraz sempre!
Um dia far-te-ei este bolinho, queres?
E as diabetes, querido amigo? Não quero que morras, ouviste?
Bem...tou a brincar...mas se quiseres, far-te-ei, prometo!
Bjs

Comentar post