Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

.........no forno.......para o almoço de Natal!

 

receita para cerca de 8 a 10 pessoas

 

 

1 cabrito inteiro de cerca de 5 a 7 kg

ou  pá de borrego

sal q. b.

pimenta q. b. (moída na altura)

malagueta de piripíri a gosto

1 folha de louro

1 copo de vinho branco (boa qualidade)

1/2 cálice de vinho do Porto

1/2 cálice de whisky

2 colheres de sopa de polpa de tomate

batatas q. b.

salsa q b.

azeite q. b. (de boa qualidade)

2 cebolas às rodelas

8 dentes de alho picados

 limão q. b.

1 raminho de alecrim

 

 

Começa-se por limpar de véspera o cabrito ou borrego de gorduras.

Lava-se a carne, esfregando-a com limão.

Num recipiente, deixa-se a carne, dum dia para o outro, em calda, com vinho branco,  pimenta, louro, sal e um raminho de alecrim.

Dia seguinte, forra-se uma assadeira com a cebola às rodelas, os alhos que estiveram na calda, o louro, a salsa, o raminho de alecrim e o piripíri.

Introduz-se dentro a carne, as batatinhas descascadas e rega-se com azeite suficiente e a calda da véspera.

Junta-se a polpa de tomate, o whisky, o vinho do Porto e mistura-se bem a carne nesse molho.

Rectifica-se de sal e dos outros temperos, se necessário.

Leva-se ao forno bem quente e, de quando em quando, vai-se virando e regando a carne com o molho.

Quando pronto, acompanha-se com arroz  seco e uma saladinha a gosto.

 

(Tina)

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui e Mena a 11.12.2009 às 13:03

prefiro borrego. tenha paciência mas o cabrito para os meus dentes é um bocado rijo.
Imagem de perfil

De Tina a 11.12.2009 às 13:29

Cabritinhao é pequenino...e é mais tenrinho, pergunte à Mennha!
Mas até o borrego nas minhas mãos fica tb tenrinho.
Sem imagem de perfil

De Rui e Mena a 11.12.2009 às 13:46

tem mãos de santa...
Imagem de perfil

De Tina a 11.12.2009 às 18:16

Nada disso....Obg
Tina
Imagem de perfil

De maripossa a 12.12.2009 às 18:34

Tina.A assadeira está um espanto, o cabritinho igual, é das coisas que adoro, e no dia de Natal e sagrado, embora tenha de fazer outro prato para os que não gostam. Agradeço as palavras de amizade e carinho no blogue.
Beijinho de amizade sempre Lisa
Imagem de perfil

De Tina a 12.12.2009 às 23:24

Olá Lisa
Obrigada pela tua visita..pelas tuas palavras tão queridas!
Beijinhos e bom fim-de-semana para ti, Lisa
Tina
Imagem de perfil

De Ventor a 12.12.2009 às 21:23

Eu acho que dava aí umas boas garfadas .... mas antes, se calhar, tirava o alecrim e o whisky!
Bem, como já está feito não era possível tirar e ... mesmo assim, dava as garfadas na mesma!
Mas gostos são gostos!
Bjs.
Imagem de perfil

De Tina a 12.12.2009 às 23:16

Isso sei eu que davas umas bas garfadas, amigo!
Tb eu...gosto muito deste prato....e olha este foi preparado no Natal de ano que passou.
Este ano vou fazer igual...aqui em casa gostam no dia de Natal (ao almoço de comer assado de cabrito ou borrego) .
Um dia hei-de fazer um prato destes para provares, valeu?
Acho que já fiz.....um dia na ria...bem, estou a pensar na transversal...acho...:-)
Estou a brincar.....!
Beijinhos e obrigada pela tua visita que gostei.
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 13.12.2009 às 22:51

Està mesmo lindo o prato e eu adoro o borrego temprado com alecrim, Mas em Adrao nao fazemos assim, ou seja , no Concelho dos Arcos; porisso é, que o Ventor preferia sem alecrim, e sem alcool.
Em Adrao o cabrito leva, uma gordurinha e magro de presunto, refugamos tudo primeiro na panela, com todos os temperos e depois é que vai ao forno com a batata.
Cada terra seu uso, cada roca seu fuso. BJS
Imagem de perfil

De Tina a 13.12.2009 às 23:00

Mas sabes, Alice, quando cozinho borrego, faço exactamente assim, como disseste...Refugo em cima do lume com todos os temperos (e só de quando em quando ponho alecrim (um pouco) e isto do whisky, comecei a acrescentar há pouco tempo...e olha que fica bom!
Tb por vezes junto um pouco dessa gordura de presunto ou salpicãop....afinal é igual ao que faço.
Mas,este, por acaso foi feito no Natal de ano passado e cozinhei logo no forno...em duas terrinas, por isso nesta não vês muitas batatas...elas estavam quase tiodas na outra assadeira...eram bastantes pessoas e teve que ser dividido em duas partes, para caber tudo, entendes?
Bjs
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 14.12.2009 às 17:19

fico a agurdar outras ementas, não ponha muito sal pf. a tina é a minha inspiração. devoro com a vista, mas o sabor e o aroma,,,,hum....
Imagem de perfil

De Tina a 14.12.2009 às 22:50

Quando chegar o Natal vou trazer aqui mais umas receitinhas, valeu?
Obrigada pelas vistias amigas...sempre!
Bjs
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 21.12.2009 às 14:19

já provei o cabritinho á sua "moda", até fui eu que o fiz. realmente é "tenrinho", fiz com vinho alho uma pitada de sal...esteve foi 24h em "marinada". todos adoraram.
Imagem de perfil

De Tina a 21.12.2009 às 15:33

Olá amigo
Ai sim? Mas que cox«zinheiro me saiu!
Ehehheeh
E dou-lhe os parabéns se conseguiu essa poreza!
Obrigada pela visita Rui!
Beijinhos~
Tina
Sem imagem de perfil

De ALICE a 22.12.2009 às 14:35

Bom Rui, pelo que vejo a Tina anda ocupada  e talvez nao tenhamos mais ,  aonde despertar as papilas por aqui; entao aproveito este espaço para lhe desejar um SANTO NATAL,a si e a todos os que por aqui passarem, cheio de amor, saude, paz e alegria.

             BOAS-FESTAS A TODOS
Imagem de perfil

De Tina a 22.12.2009 às 15:48

Oi ALice
Vim aqui para tentar fazer um post a desejar a todos um Santo Natal
Vi o eu comentário...é verdade, tenho andado muito ocupada ultimamente.
Hoje, comecei já nos preparativos dos doces de natgal, pois vou cá ter toda a gente.
Ontem fui a casa de minha sogra e depois fazer compras ao hiper com meu marido.
MAs, agradeço a tua visita querida e desejo tb Um Santo e Feliz Natal e umAno Novo Bom para ti e toda a tua família.
Desculpa, não ter aparecdio mais vezes ultimamente por aqui, mas ando numa roda viva...acredita!
Beijocas gordas e faz mts bolinhos,,quero saber q fizeste, valeu?
Bijos meus e do Alex para ti e teu marido
Tina
Imagem de perfil

De rodrigando a 22.12.2009 às 13:04

Isto é o que acontece quando se tem muitos blogs.Nunca se sabe em qual escrever.Escolhi este pata te desejar e a toda a Família, um SANTO NATAL com Jesus. Um beijinho grande para todos.
.adelia.h.rodrigues@sapo.pt
Imagem de perfil

De Tina a 22.12.2009 às 13:42

Obrigada Adélia
Já tomei nota e vou mandar-te o meu para onde poderás sempre entrar em contacto comigo, valeu?
Beijos e melhoras
Um Santo Natal!
Fica com Deus, querida!
Tina
Sem imagem de perfil

De rosemary a 24.12.2011 às 01:06

ola tina tudo bem,para o assado do cabrito tem que ser mesmo alecrim nao pode ficar so na salsa?eu vivo em espanha e aonde eu morro esta dificil encontrar o alecrim..bjs um feliz natal
Imagem de perfil

De Tina a 24.12.2011 às 11:34


Olá, Rosemary!
Antes de mais agradeço tua visita...claro que podes incluir salsa ou até outros ingredientes que pretenderes e que gostes! Depende de pessoa para pessoa!
Tem um Bom Natal , tb e que o cabritinho fique bem preparado...tb vou fazer dia de Natal!
Abraço!Image

Comentar post