Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





farinha da pau com bacalhau......

por Tina, em 14.01.10

 

 

.....ou farinha de mandioca com bacalhau

 

 

farinha de mandioca q.b.

sal q. b.

2 postas de bacalhau esfiado cozido, sem peles e espinhas

azeite q. b.

1 rodela de chouriço se quiser

água q.b.

1 folha de louro

salsa q.b.

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

 

 

 

 

Cobre-se o fundo dum tacho com azeite.

Acrescenta-se ao azeite, a cebola picada, assim como,  os alhos também, picados. Tempera-se com sal a gosto. Junta-se a folha de louro e a rodela de chouriço (se gostar), bem como o ramo de salsa.

Leva-se ao lume brando até a cebola amolecer. De seguida, vai-se juntando o bacalhau esfiado e deixa-se refogar um pouco.

Vai-se acrescentando a água suficiente, dependendo da quantidade que se pretende preparar.

Quando a água ferver, vai-se deixando cair por entre os dedos a farinha mandioca, mas sempre mexendo, ao mesmo tempo com colher, para não ficar com grumos.

Rectifica-se de sal.

Este prato deve ter a consistência dum creme, nem muito espesso, nem muito líquido.

 

 

 

(Tina)

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Imagem de perfil

De maripossa a 16.01.2010 às 15:57

Amiga Tina. Eu adoro farinha de pau, mas só de duas coisas, bacalhau e peixe, faço pouco, uma vez que é só para mim, o marido não gosta. Como somos os dois nem faço.eheheh preguiça?
Beijinho e bfs LisaImage
Imagem de perfil

De Tina a 16.01.2010 às 17:17

Olá minha amiga, Lisa
Eu gosto muito tb e cá em casa todos gostam inclusive meu marido.
Sou como tu, gosto com bacallhau (de prefer^ncia) ou peixe. É uma receita fácil de se confeccionar, que não faz mal à saúde e nada dispendiosa....ah..e ainda por cima podemos aproveitar sobras de bacalhau ou peixe doutras refeições.
Obrigada pela tua visitinha, mina amiga e beijinhos, para ti.
Como está teu filhote, Lisa?
espero que se tenha recuperado...Melhoras!
Sem imagem de perfil

De RUI FERREIRA a 24.01.2010 às 13:07

vou tentar dar uma receita africana. chama-se"pirão"
põe-se água a ferver com um pouco de sal. á parte com água fria deita-se uma porção "a olho" e mexe-se com uma colher de pau. quando a água estiver fervida deita-se aos poucos o pirão e mexe-se sempre. para engrossar o resto do pirão mexido na água fria junta-se aos poucos até ficar grosso. e pronto fácil simples económico...acompanha com qualquer prato. bjs rui
Imagem de perfil

De Tina a 25.01.2010 às 11:08

Olá Rui!
Há tanto tempo que não dizia nada...! Fiquei contente por ter aparecido..sério.

Obrigada pela sua sugestão culinária..não sabia, de todo, desses seus dotes culinários...
Beijinhos pela sua visita
Sem imagem de perfil

De Rui e Mena a 24.01.2010 às 15:04

prato alentejano pica-se o coentro e o alho para uma terrina c/sal. em água a ferver põe-se o azeite e mistura-se tudo. o cozer o bacalhau ou outra coisa põe dentro. parte o pão o mais fino possível e põe-e um ovo escalfado. bom apetite....
Imagem de perfil

De Tina a 25.01.2010 às 11:10

Olá amigos
Vou já tomar nota desta receita Meninha
Obrigada....mesmo!
Gosto de ovos escalfados...mas não posso abusar por causa de meu fígado.
Obrigada pela tua visita a este cantinho meu.
Tudo de bom para vocês e beijinhjos
Imagem de perfil

De Fisga a 24.01.2010 às 17:44

Olá amiga tina. É a primeira x que aqui vim, mas fiquei freguês, este prato, é uma delícia. Eu comi em Angola algumas x. e era uma delícia que saudades, que eu sinto dos tempos que já lá vão. Parabéns e conta comigo para futuras vozitas. Beijo. Eduardo. Ó fisga.

Imagem de perfil

De Tina a 25.01.2010 às 11:06

Olá Eduardo
AI ficaste freguês deste cantinho das comidas?
e fazes bem...pois tenho aqui petiscos fáceis de confeccionar e gostosos...
Obrigada amigo e volta sempre, valeu?
Beijinhos, Eduardo
Imagem de perfil

De Fisga a 27.01.2010 às 18:17

OLÁ MINHA QUERIDA E DOCE AMIGA. TINA. Obrigado por me aceitares, na tua mesa, és muito amável. Mas eu tenho que ter cuidado, por causa da minha diabetes. Senão vou para o estaleiro como já fui algumas x. Mas isso agora não importa. O que importa, é que o teu petisco enche o olho. E regá-la só o cheiro. Eu prometo que dentro do possível, vou voltar. Beijo, deste amigo verdadeiro. Eduardo.
Imagem de perfil

De Tina a 28.01.2010 às 11:01

Olá Eduardo...Não tenho aa certeza, amigo, mas acho que este prato não é um prato que faça muito mal a diabetes. Digo isto, pois nos hospitais servem muito às refeições, aos doentes...Mas, também depende das doenças...Isso já me transcende, de facto.
Mas eu gosto muito deste prato.
Experimenta um pouquinho só.
Beijinhos meu amigo e obrigada pela tua visita.
Sem imagem de perfil

De Rui e Mena a 27.01.2010 às 12:32

esqueci-me que o "pirão" acompanha om muitas especiarias. pode fazendo em rectângulos uns fritos deliciosos....rui e mena
Imagem de perfil

De Tina a 27.01.2010 às 13:43

Obrigda pela deixa...Beijinhos ebom apetite

Comentar post